DEMOKRISIS

A CRISE DA DEMOCRACIA

Monday, February 21, 2005

SÃO ROSAS, SENHOR, SÃO ROSAS

Bom dia, caros amigos leitores e comentaristas! Neste primeiro dia do resto da nossa vida, permitam que una a minha voz à voz da nossa querida jovem comentarista Ana Catarina que já aqui deixou expresso o grito da esperança que é a sua e a de todo o país. Este pobre e triste Portugal renasceu e transformou-se, de repente, num roseiral florido, com duas "ilhas" adjacentes e alaranjadas: a Madeira e Leiria. Este novo perfume não nos deve dividir, inibriar, embebedar ou assoberbar, mas antes regozijar e unir no essencial, sem prejuizo da diversidade desde que defendida com nobreza de carácter e verticalidade. Foi, em meu entender, o que faltou (e faltará sempre, pois que ninguém pode dar aquilo que não tem) à dupla Portas-Santana, acolitados pelos Pòrtistas e Santanistas, que até o diabo tem os seus veneradores. Em democracia não há (não deve haver) nem vencedores nem vencidos, mas tão somente mudança de rumo, de orientação, de objectivos que a todos devem entusiasmar e responsabilizar para bem de Portugal. É a união e não a divisão que faz a força. E todos somos poucos para as muitas e árduas tarefas a realizar.
Este blogue ganhou, terá que ganhar, novo folgo e redobrar de atenção e aturada reflexão. Passada esta euforia, enterrados os pequenos ou grandes excessos da refrega eleitoral, há que estar atento e contribuir para que o roseiral dê rosas que regalem o olho e consolem a alma, que as flores da esperança não murchem e se transformem em pão para todos, em bodo de bem-estar e progresso. Que sob a aparência de rosas se esconda o manjar colectivo por que todos suspiramos. Alegremo-nos e rejubilemos. Arregacemos as mangas e mãos à obra, que a tarefa é de todos e deverá ser feita por todos, para bem de todos. Pois não é esta a essência da democracia?
Um abraço amigo
André Moa

4 Comments:

  • At 5:36 AM , Anonymous Anonymous said...

    É não só a essência como toda a pujança e responsabilidade democrática. Todos deverão "arregaçar as mangas" e botar mãos-à-obra, mesmo aqueles que já não têm mangas para arregaçar porque até a camisa lhe levaram mas esta frescura perfumada do alvorecer nesta manhã de 21 de Fevereiro é o tónico revitalizante para retemperar os musculos da democracia e do povo que sempre nela acreditou.

    Suor do Xisto

     
  • At 8:32 AM , Anonymous Anonymous said...

    Mas a maioria das rosas hoje são artificiais! Melhor será que todos suemos para pôr este país pra cima!
    A.C.

    Já estou a escrever muito por estas paragens!

     
  • At 8:38 AM , Anonymous Anonymous said...

    Desculpe! Esqueci-me de agradecer ao Blogger o comentário que fez sobre mim no seu artigo de fundo SÃO ROSAS, SENHOR, SÃO ROSAS(cheira-me à Rainha Sta. Isabel, não foi?) Pois agora mesmo sem Rainha, nem nada, tomara que os nossos VOTOS SE TRANSFORMEM TAMBÉM EM PÃO!
    A chatinha da Ana Catarina

     
  • At 2:45 PM , Anonymous Anonymous said...

    No princípio eu era a Eva
    Criada para a felicidade de Adão
    Mas isso não bastaria
    Para eu encontrar perdão.·

    Passei a ser Amélia
    A mulher de verdade
    Para a sociedade
    Não tinha a menor vaidade
    Mas sonhava com a igualdade.·

    Muito tempo depois decidi:
    Não dá mais!
    Quero a minha dignidade
    Tenho os meus ideais!·

    Hoje não sou só esposa ou filha
    Sou pai, mãe, arrimo de família
    Sou camionista, taxista,
    Piloto de avião, policia feminina,
    Operária em construção...·

    Ao mundo peço licença
    Para actuar onde quiser
    Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
    E o meu nome é MULHER..!!!!

    Autor desconhecido
    Ass: M.Ivone

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Norberto MacedoLembranças de Outono

Powered by Blogger

Subscribe to
Posts [Atom]