DEMOKRISIS

A CRISE DA DEMOCRACIA

Friday, February 04, 2005

ELEIÇÕES À VISTA

Meio a sério...


ELEIÇÕES À VISTA

Há acontecimentos, coisas, situações, tempos, ocasiões de que não guardo saudades nenhumas. Um desses tempos é o tempo em que não havia eleições livres.
Agora, há quem considere motivo de instabilidade haver eleições para, livremente, baralhar e dar de novo, dar ao povo ao menos a ilusão de que é ele quem mais ordena, que nele reside a soberania, que é ele o detentor do poder, que é sua a última palavra, como reza a Constituição.
Quando as coisas não estão a correr bem, quando há crispações na sociedade, quando os órgãos da soberania (representantes do povo e que em nome do povo e para o povo deveriam exercer o poder) não se entendem, nada melhor do que marcar eleições para que o povo vote e assim a situação de crise se ultrapasse e a vida social retome os carris da recta intenção, da clarificação, e tudo prossiga em paz e harmonia para bem do povo. Se assim fosse, não seria mau.
Quando tudo corre sobre rodas, apesar dos solavancos de percurso que sempre os haverá, então as eleições processam-se normalmente no tempo legalmente aprazado, para que quem está no poder não durma na forma, para que haja a necessária renovação, para que o rio político continue a seguir o seu curso normal com as águas devidamente arejadas, límpidas, cristalinas e puras. A vida dos homens e das suas instituições são como as águas. Se param, estagnam e, então, as poças transformam-se em charcos, os charcos em pântanos, os pântanos em lodaçal. Para manterem a limpidez, precisam de se renovar, de continuar o curso da mudança. E como as águas, assim os homens e as instituições. A vida de uma comunidade é como as árvores que precisam de ser podadas, renovadas, substituídas, para que os frutos continuem a ser abundantes e saudáveis.
Porque o que acima de tudo importa são os frutos.
É pelos frutos que as árvores se conhecem, reconhecem, se alimentam, se cortam, se podam, se racham, se lançam ao lume, se substituem por outras. Quem pouco ou nada deu, se alguma coisa deu mas já secou, deu o que deu, acabou. Há que renovar, para continuar a ter bons frutos.
E como para bom entendedor, meia palavra basta...por aqui me fico.
E como tomo os leitores por bons entendedores...prometo voltar com outros pontos de reflexão.
Agora, é a hora de bem entender e pensar, de bem escolher e votar.


Meio a rir...


Santanárias


Estamos tramados com isto!
O pêpêdocas Santana,
arma-se em vítima, em Cristo...
Não dá grão, só dá pragana.

Só ele é bom. Tudo o resto
não passa de escumalha.
Papagaio sem cabresto,
é só fumaça, só palha!

Ai Povo de Portugal,
velha pátria lusitana,
livra-te do lodaçal
preparado pelo Santana.

Pelo Santana, pelo Durão,
pelo Portas e a de Leite.
Muda já de direcção.
Elege quem te respeite.

O comandante és tu, Povo!
Eles só são mandatários!
Constrói tu um rumo novo!
Livra-te dos salafrários!

Os salafrários só querem
viver bem e sem canseira.
Por isso, a ti, preferem
quem lhes gabe a cabeleira.

Para eles o bom perfil
vale mais que as tuas dores.
Eles odeiam Abril!
Por ti não morrem de amores!

O voto é a arma do povo,
quando o povo está unido.
Só unido, meu bom povo.
nunca mais serás vencido!

6 Comments:

  • At 3:09 AM , Anonymous Anonymous said...

    Portugal, país moreno
    Terra de fraternidade,
    Espero estejas sereno
    Quando em 20 de Fevereiro
    Demonstrares ao mundo inteiro
    Que não estás deprimido,
    Mas sim muito decidido
    A votar pelo teu POVO
    Para renascer, de novo
    A esperança no provir
    Mais alento e alegria
    Pra enfrentar dia a dia
    Todo o bem que está distante
    e é preciso descobrir
    para todos nós vivermos
    com a fé e a verdade
    que nos trouxe a LIBERDADE!

     
  • At 3:06 AM , Anonymous Anonymous said...

    Acabei de ouvir um Padre Lereno que diz a missa de domingo transmitida pela Antena 1 a aconselhar, quase a intimar os fiéis que não votassem naqueles que defendem a despenalização do aborto, as uniões de facto, o divórcio, etc!!! Mas onde é que já chegámos? A Igreja - (espero que este padre e não a Igreja) - a voltar a dar "o sentido do voto"????!!!Será que este senhor pensa que alguma mulher aborta porque gosta? Que se divorcia porque gosta? Será que as razões que levam as mulheres e eu sou mulher, por isso posso falar no assunto, não recorrem a meios destes por razões das quais o próprio Estado é responsável? Porque não houve educação sexual adequada nos casos do aborto; porque os direitos das mulheres à igualdade e paridade com os homens ainda está longe de ser conseguida, mas acima de tudo porque a falta de trabalho,educação, saúde, dinheiro para sustentar os filhos e a casa muitas vezes leva a situações verdadeiramente desesperadas que geram tudo isto??!!!Num país com o nível de desemprego que existe, sem saidas para o trabalho para os jovens que acabam os seus cursos, onde está a luz ao fundo do túnel? Como mulher afirmo não acreditar que A MULHER queira abortar,nenhuma mulher pode desejar abortar levianamente , nenhuma quererá divorciar-se se não tiver razões fortissimas para desfazer um sonho!Justiça seja feita também! Acredito que os homens informados sintam o mesmo. Por isso me revolta que até esta campanha de desinformação, no próprio dia de arranque da Campanha Eleitoral, chegue ao altar de uma igreja. A Antena Um tentou saber se era uma posição isolada ou a posição da Igreja em Portugal e remeteram-na para o Patriarcado. Espero que isto tenha sido só um fogacho de um homem castrado emocional e sexualmente e não corresponda à posição da IGREJA em Portugal! Por isso é que eu detesto que ainda tenha que se comemorar o DIA DA MULHER que está a chegar no dia 8 de Março, porque isso significa que ainda não demos o passo em frente; que ainda somos consideradas figuras de segundo plano neste mundo onde homens e mulheres são absolutamente iguais; digo mais, talvez que a grande maioria dos homens tenha ainda muito a aprender com as mulheres em termos de sensibilidade, deixando para sempre os conceitos machistas de superioridade que ainda prevalecem na nossa sociedade, para que este mundo venha a ser melhor.
    Espero por fim que o ditado popular se cumpra e
    VOZES DE BURRO NÃO CHEGUEM AO CÉU!

    Maria Lagos

     
  • At 8:09 AM , Anonymous Anonymous said...

    E meio a rir

    Vou citar o Ricardo Araújo Pereira na "Visão":

    a simples ideia de termos no parlamento uma viúva e um fadista, é encantadora. Só fica a faltar um bêbado para a assembleia parecer um quadro do Malhoa (embora haja quem diga, que nem isso falta! e

    No Portugal de hoje, este é o sinal distintivo do pelintra: Não tem fontes próximas que falem por si. è obrigado a submeter-se à humilhação de prestar declarações de viva voz. e

    Tenho a certeza de que, em Portugal, só há um homem com capacidade para derrotar Santana nesta campanha. Essa homem não é José Sócrates, não é António Vitorino, não é Manuel Alegre. Esse homem é Zézé Camarinha.

     
  • At 11:27 AM , Anonymous Anonymous said...

    Ó caragos, se o Zé Camarinha resolve, vamos lá todos e em maioria absoluta votar no homem.
    Abaixo o Pedro o Paulo o José o Francisco e o Cochise e VIVA o Zé Camarinha.

    Um abraço Zé.

     
  • At 2:11 PM , Anonymous Anonymous said...

    O Araújo Pereira é um puto com qualidades; consegue gozar à brava com esta cambada toda! Vale a pena ler o gajo na VISÃO; vai longe!E os textos dele na Contra-Informação! De vez em quando sabe bem ver que as críticas satíricas dele ás vezes fazem abrir mais o olhómetro à malta do que as grandes tiradas que
    escutamos dos "politiqueiros" para nos levarem à certa.

     
  • At 12:17 PM , Anonymous Anonymous said...

    Você sabia que o Alberto João Jardim é um extra-terrestre estúpido e malcriado, aborto do inferno que aterrou na Madeira e fez dela um reduto do fascismo e que classifica de Sr.Silva o Prof. Cavaco Silva porque teria dito o que ele disse que não disse, mas que provavelmente terá dito, que gostaria que o PS tivesse a maioria?E que Cavaco e Freitas do Amaral são a Brigada do Reumático? E ele o que é que julga que é porque nós sabemos o que ele é mas não sabemos se ele o sabe, mas será que esta DEMOKRISIS permitirá que ele ainda venha a ser pior?? É preciso ter muita lata mesmo para falar assim e ninguém o mandar calar e pelos visto a aflição é grande de tal forma que já não pode ser subtilmente mascarada???? Dia de Carnaval ou Dia em que tudo Vale? ass: DEMO

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Norberto MacedoLembranças de Outono

Powered by Blogger

Subscribe to
Posts [Atom]