DEMOKRISIS

A CRISE DA DEMOCRACIA

Monday, February 07, 2005

PREGADOR DA BOA NOVA????

O padre Lereno acaba de prestar um péssimo “serviço” à Igreja e ao país. Usando o púlpito e a antena 1 da RDP que estava a transmitir a Missa por ele presidida, para propaganda político partidária (mostrou-se um autêntico cacique dos partidos da direita), o padre Lereno “esqueceu-se” de duas máximas:
A máxima constitucional que proclama a separação do estado de qualquer igreja;
A máxima cristã que proclama que se dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
Com isto, o padre Lereno olvidou as Bem-Aventuranças, a essência da Boa-Nova – a libertação dos pobres e oprimidos - a sagacidade de Jesus que mandou atirar a primeira pedra a quem estivesse puro de coração. O padre Lereno usou o púlpito para fazer política baixa , incentivando, directamente e quase explicitamente, a votar nos partidos mais conservadores e reaccionários do espectro político nacional, o partido onde se albergam os ricos, os inimigos dos pobres e oprimidos, os tais que nunca alcançarão o reino dos céus, já que é mais fácil um camelo entrar pelo fundo de uma agulha do que eles abandonarem o seu egoísmo, o seu individualismo, a sua soberba, o seu desdém por quem não tem vintém. O padre Lereno está nos antípodas da Igreja progressista e de cariz humanista que porfiadamente, na senda do que Jesus ensinou, se esforça por ser o sal da terra, Igreja de que é lídimo representante, entre muitos outros, o Frei Bento Domingos que, no mesmo dia em que o padre Lereno se afastou do Evangelho, num jornal diário lembrava que todos devemos estar implicados na procura do bem comum, na luta contra a pobreza, prioridade das prioridades em Portugal, onde “cresce o abismo entre ricos e pobres”.
O padre Lereno, para além de ter aproveitado o púlpito para desviar as atenções do essencial, falou do acessório, em proveito dos partidos que defendem políticas que levaram e continuarão a levar (se continuarem, e sempre que estejam no poder, pois que lhes está ma massa do sangue) ao crescimento do abismo entre os ricos e os pobres.
O padre Lereno enxovalhou a sua missão, ao manifestar que possui um coração mais de propagandista partidário do que de pregador da Boa Nova.

4 Comments:

  • At 4:19 AM , Anonymous Anonymous said...

    Concordo inteiramente; aliás, sem saber que o blogger iria falar sobre este triste acontecimento, eu até já tinha comentado a posição deste homem - sacerdote católico e pastor de almas - possuindo uma mente tacanha e falta de amor ao próximo. Espero que o Patriarcado tome alguma posição sobre estes "funcionários" que tão mal pregam a sublime máxima do AMAI-VOS UNS AOS OUTROS.

     
  • At 11:05 AM , Anonymous Anonymous said...

    É, não sei será Sacerdote, Pastor de Almas ou Pagador de Promessas e como quem promete deve, é no fundo um Pagador de Dividas e dividas quem mais faz mais tem que pagar. Alguns senhores da Igreja nunca mais tomam juízo.
    É por isso que as Igrejas parecem alguns estádios de futebol, estão cada vez mais vazias.

    Suor do Xisto (o.b.)

     
  • At 11:44 AM , Blogger Carlos Esperança said...

    Aqui ficam os meus votos de felicidade para mais este blogue que enriquece o campo democrático e a causa do laicismo.
    Cumprimentos.

     
  • At 7:15 AM , Anonymous Anonymous said...

    Hoje dia 20 de Fevereiro de 2005, dia importante para Portugal e para os portugueses, vou deixar como sinal de esperança uma citação que ouvi hoje do Prof. Júlio Machado Vaz, citação de Miss Anthony, lutadora pelo direito de igualdade das mulheres em relação aos homens e que, de algum modo, traduz aquilo que senti hoje quando depositei o meu voto na urna:
    A RESISTÊNCIA À TIRANIA, É OBEDIÊNCIA A DEUS!
    Tomara que esta votação consiga trazer esperança a todos nós.
    Ass- Maria Lagos

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Norberto MacedoLembranças de Outono

Powered by Blogger

Subscribe to
Posts [Atom]