DEMOKRISIS

A CRISE DA DEMOCRACIA

Tuesday, March 08, 2005

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O homem e a mulher são diferentes, não desiguais. O homem e a mulher completam-se, formam o conjunto perfeito.
A humanidade vive desumanizada, porque ao longo dos séculos, metade dela, a maior parte dela, constituída pelas mulheres, tem sido vilipendiada, explorada, violentada, dominada pela força bruta do bruto macho.
Neste teu dia, Mulher, eu peço-te perdão pelas minhas fraquezas de homem, pelo meu egoísmo, pelas minhas fanfarronices, pelo meu desprezo, pela minha prosápia, pela minha desfaçatez para contigo. Neste dia, Mulher, presto-te homenagem, ofereço-te a minha estima e garanto-te a minha solidariedade na tua digna luta de libertação. De libertação tua e minha. De libertação da Humanidade, para bem e engrandecimento da humanidade, para bem e engrandecimento do homem e da mulher.

Em ti Mulher
Eu quero amar
Cada acto cada átomo
Cada fímbria de tempo e de espaço
O que desperta ou jaz à superfície
O que fervilha ou arrefece nos recônditos do ser
O próximo e o longínquo
Tudo e todos
Tudo em todas as idades

Em ti tudo se concentra multiplica e transfigura
Em ti tudo descubro contemplo e fruo
Tudo eu amo
Em ti eu amo todo o Universo
Tu és o Universo todo
Sua Nascente e Foz
Alma e Voz

Em ti respiro o ar límpido e húmido dos campos
Tu és o campo orvalhado em todas as manhãs

Busco e sorvo o teu perfume
Em todas as flores de todos os canteiros de todos os jardins
Procuro-te a meu lado
Desejo-te liberta
Em todas as cidades

Nas noites opressivas tu és o enlevo
a esperança o devaneio o milagre solar
Que transforma o humano pesadelo em sonho alado

Em cada instante tu és o sopro eterno

Neste roçagar de brisa que é a vida
Neste caminhar contigo lado a lado
O meu devido preito e um beijo terno
André Moa

6 Comments:

  • At 7:43 AM , Blogger AnaP said...

    Não só neste dia, mas todos os dias. Este dia é como o dia da mãe: serve para os homens nos darem presentes! :-) Obrigada pelos teus gentis comentários no meu cantinho. Já vi que já sabes pôr imagens no blog :-) Beijinhos*

     
  • At 10:36 AM , Blogger Gustavo Monteiro de Almeida said...

    Hoje comemora-se, mais uma vez, um dia em que todos os homens devem silenciar o seu ruído para que se fale da sua mãe, da sua irmã, da sua cara metade, da sua amiga... Se a comunidade internacional optou por testemunhar a importância da mulher enquanto elemento necessariamente importante da nossa espécie, talvez se deva ao facto de ainda não existir o (re)conhecimento necessário do seu papel de equilíbrio na vida de todos nós. Desejo de um sereno e feliz dia para todas as mulheres do mundo...

     
  • At 2:42 PM , Anonymous Anonymous said...

    Agradeço ao poeta o poema com que nos acarinhou! Gostei muito.
    Infelizmente este dia mexe comigo negativamente mas concerteza acontece o mesmo a todos os homens bem formados e que são parceiros mesmo, pois isto é tudo uma aberração! Não devia ser preciso haver nada destes dias para nos lembrarmos que somos gente mas infelizmente ainda assim é!Um grande beijinho DAD

     
  • At 2:19 AM , Anonymous Anonymous said...

    Olá! Já há algum tempo que não passava por aqui, mas gostei do que li! Este dia é assim meio..... e o das criancinhas... e o dos velhinhos.... caridadezinhas??? obrigada mas não precisamos. Só precisamos que nos deixem ser NÓS!
    Gostei de ler o Blog e também os comments!
    Já estou de volta e um beijinho da
    Ana Catarina

     
  • At 4:31 PM , Anonymous Anonymous said...

    André Moa,
    Esta é mais uma bela criação que as Musas te inspiraram. Para que, através do teu virtuosismo poético, consigamos vislumbrar a face do Espírito Universal. Onde há paz, encanto e alegria e não a “apagada e vil tristeza”, de que fala o nosso imortal épico. Própria da gente refractária à magia da arte. Queremos pois que: com a nossa admiração fiques a salvo de qualquer arrufo, ainda que momentâneo, com as Musas; permaneça a tua lira sempre bem afinada; e a tua voz de rouquidão sempre imunizada.
    António Sérgio (1883-1969), documentando o seu raciocínio com algumas passagens dos Lusíadas, escreveu: “Quando não há cultura, não é só o escol de actividades mentais (filósofos, cientistas, escritores, artistas) que vem a faltar à comunidade: são os próprios homens de objectivos práticos, desde os piedosos aos capitães”. Não será pela razão apontada que, historicamente e salvo honrosas excepções, temos tido um povo permanentemente diminuído e maus governantes?
    Com a maior amizade e um fraternal abraço,
    Arlindo de Sousa

     
  • At 3:00 AM , Anonymous Anonymous said...

    Concordo completamente com o comentário do Arlindo de Sousa! Vamos lá ver se as tempestades mentais amainam para que o nosso país siga caminhos menos sinuosos!

    Dad Lagos

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Norberto MacedoLembranças de Outono

Powered by Blogger

Subscribe to
Posts [Atom]