DEMOKRISIS

A CRISE DA DEMOCRACIA

Tuesday, March 15, 2005

GOVERNUM HABEMUS

Depois de tantos meses à deriva, Portugal tem finalmente timoneiro, tripulação afinada, espero, e um rumo. Que o navio siga a rota certa, que a bússola não avarie, que os icebergs não causem rombos nem as tempestades estragos de maior, que os nevoeiros não se adensem, que o barco não meta água, são os meus votos.
A tomada de posse não teve beija mão. Não houve a procissão dos fidalgotes a prestar vassalagem a suas majestades, não houve salamaleques nem apertos de mão, pancadinhas nas costas, não houve desfile de vaidades nem súplicas apatetadas. Foi uma tomada de posse republicana, laica, séria e profícua, já que condimentada por dois bons discursos.
Quem lá foi, foi porque tinha que estar presente ou porque quis estar presente. Poderia (deveria) ter estado muita mais gente do que esteve. Mas como foi anunciado previamente que não haveria a estucha dos cumprimentos, a monárquica fila de vassalos perante suas altezas reais, poucos foram os que seguiram de perto, de pé, em salas ao lado, o acto sempre solene e sério de uma tomada de posse. Alguém, que deve ter ido no desconhecimento da nova praxis, lamentou o facto de não haver rapapé, desabafando que para seguir a cerimónia projectada num ecran gigante, melhor fora ter ficado em casa, frente à televisão. Claro que essa pessoa não é socialista, foi por ir, apenas para ver e se mostrar, durante o pretendido beija mão. Quem como eu se deslocou ao palácio da Ajuda para se dizer a si próprio: “presente, viva o socialismo possível nos tempos que correm!", gostou de estar entre o pequeno grupo de assistentes. Mais ainda, intimamente mais, do que se tivesse estado na sala da cerimónia, na primeira fila. Assim, chorei e ri, à minha vontade, consoante o decurso das emoções que me iam animando e enchendo de esperança.
Finalmente (finalmente? Espero que sim) acabou a monarquia. Viva a República! Viva Portugal livre e democrático! Viva a lusa gente!
André Moa

6 Comments:

  • At 4:37 AM , Anonymous Anonymous said...

    VIVA! VIVA A ESPERANÇA, VIVA A FÉ! de alguma reviravolta positiva acontecer e este POVO começar a viver um pouco melhor, com mais trabalho e menos sobressaltos! Com confiança num futuro melhor!

    Ass. Maria Lagos

     
  • At 6:57 AM , Blogger Gustavo Monteiro de Almeida said...

    Temos assistido, nos últimos dias, a diversas tentativas, por parte do novo Primeiro-ministro de Portugal, no sentido de ser posta ordem na Casa, principalmente através da contenção de despesas. A recomendação de José Sócrates é extensível a ministros e secretários de Estado e fez-se ouvir logo que o Governo se começou a compor, com o Primeiro-ministro a dar indicações claras, por exemplo, de que os gabinetes deverão ser reduzidos.

    Serão pequenos sinais no sentido de que a Res pública portuguesa não será tratada com os desmazelos havidos anteriormente? Ou será que é simples fogo de vista? Esperamos, todos os portugueses esperam, que o novo inquilino de S. Bento cumpra efectivamente o que os anteriores inquilinos não souberam cumprir e esqueceram. Esperamos que consiga pôr no devido lugar, e forme, informe, eduque, todos aqueles que exercendo os poderes públicos, o exerçam efectivamente em prol de todos e não apenas de alguns.

    A diferença de estar e de ser, em Governo, não poderá sê-lo apenas em pequenas coisas, formalidades, e pequenas operações de cosmética. Deverá ser necessário, com efectivo zelo e diligência, formar as mentalidades para a austeridade de gastos. O que não é sinónimo de austeridade de ideias e concretizações. Fazem-se todos os dias muitos «aparentes» milagres com pequenos orçamentos. Há que saber gastar…

    Que o novo Governo saiba ser…

     
  • At 9:44 AM , Blogger AnaP said...

    Pois... Viva.... Que seja... Eu não ligo à política nem ao governo. Já perdi a fé há muito tempo (se é que cheguei a tê-la). Beijos, André Moa!
    p.s. Ah, a culpa de os comentários se repetirem não é sua. O blogspot é que anda maluco. Todos os dias tenho de apagar comentários repetidos... Mas vale a pena!

     
  • At 8:43 AM , Anonymous Anonymous said...

    Só pela alegria transmitida por tua contagiante alegria vale a pena repetir vários Vivas: Viva o povo portugûes, Viva a Democracia que espero tenha vindo só com bilhete de vinda, portanto sem ida, Viva a Liberdade de nos exprimirmos sem atropelos, Vivam os meus amigos e Viva o Moa e Viva a Alma Lusitana.

    Suor do Xisto

     
  • At 10:00 AM , Blogger Andre Moa said...

    E a todos os vivas meus e teus, acrescento mais este, ao mesmo tempo que ergo, ainda que apenas com as mãos da imaginação, um bom cálice de vinho fino: Viva o Suor do Xisto! Viva!

     
  • At 9:24 AM , Anonymous Anonymous said...

    Tenho andado arredada
    hoje li de empreitada...
    (isto foi só para rimar).
    Partilho dessa alegria e dessa esperança tão clara e poeticamente expressas por si.
    Ergamos os copos e brindemos por um futuro mais livre e mais digno para a lusa gente.
    Um abraço

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Norberto MacedoLembranças de Outono

Powered by Blogger

Subscribe to
Posts [Atom]