DEMOKRISIS

A CRISE DA DEMOCRACIA

Friday, April 08, 2005

VIDA! EU TE SAÚDO, VIDA!

No finar desta semana em que tanto se ouviu falar de morte e de mortos, fui apanhado por uma súbita e imperiosa vontade de falar da vida.
Se ele morre tanta gente; se morrem milhares de crianças por subnutrição em cada hora que passa; se morrem, que nem tordos, velhos em solidão, tristeza e abandono, até enjoa ouvir falar tanto da morte do papa super star e do príncipe - por mandato divino, claro - de Mónaco. A culminar, bateu-me à soleira da porta a morte do pai de um amigo e a do marido de uma humilde companheira de trabalho, que ao chegar a casa para almoçar em casal, o foi encontrar morto. Chocante, não é? Claro que destas duas mortes ninguém falou, nem os meios de comunicação social as anunciaram. E, ao menos por contraste, bem poderiam ter referido os tais milhares e milhares e milhares de mortos anónimos que morreram ao longo desta semana e cuja vida foi um eterno calvário, do presépio ao gólgota, desde a enxerga até à última e dolorosa estação da sua via-sacra.
Nem na morte somos iguais! Se o fôssemos na vida! Se o fôssemos na vida, também na morte o seríamos, podem crer. E é da vida nos vivos que importa tratar. Depois de morto, já dizia o outro, cevada ao rabo.
Que é do amor? Que é da democracia, onde deve haver moralidade para que comam todos?
Boas perguntas.
É a vida! - dirão os resignados.
Rai’s parta a vida! - bradarão os revoltados.
E a vida, que não é nada fora do viver de cada um dos seres vivos, sem culpa nenhuma! Mas a pagar as favas.
É na vida de cada um que a vida é ou não é exaltada, é ou não é amada. É na pessoa de cada ser vivo que devemos fazer viver a vida. E já agora, uma vida digna para quem a vive e para quem em si e nos outros, em todos os outros, a souber dignificar. Já agora por actos, que o mundo está farto de palavras, tanto mais que “palavras leva-as o vento”.
Para onde?
Boa pergunta.

3 Comments:

  • At 2:44 PM , Anonymous Anonymous said...

    O mundo dos enganos! Onde se celebra a morte em vez da vida! Realmente se soubéssemos celebrar a vida não existiriam as desigualdades que magoam todos os dias quando ouvimos as notícias. Todos os dias há cristos crucificados nos calvários que os pregadores do não feito, apagam os sonhos daqueles que teimosamente querem acreditar que o mundo um dia será um só país onde cada um de nós será um cidadão com direitos e deveres iguais! Salvé a vida!Salvé o amor, real, que liberta e iguala!

    Luz Dourada

     
  • At 6:03 PM , Blogger Gustavo Monteiro de Almeida said...

    É verdade... é bem verdade como estas coisas podem chocar...

    No entanto, sempre poderão alguns vir dizer que se atribuiu importância capital, enquanto notícia, ao falecimento de alguém, porque esse alguém foi um precursor, um lider espiritual cuja vida serviu de exemplo, quer enquanto ensinamento de vida, de forma de viver, quer enquanto exemplo de alguém que, contra todas as adversidades da vida, continuou a viver e a lutar pelos seus ideais, até ao último suspiro...

     
  • At 6:36 AM , Anonymous Anonymous said...

    Para a vida ser vida em vida terá que se saber vivê-la.
    E aqui é que está o problema. Nem toda a gente sabe utilizá-la devidamente, o que poderá complicar a própria vida.
    A morte também poderá ser a meta da vida e como tal o epílogo de uma ópera bem vivida.
    Um amigo.

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

Norberto MacedoLembranças de Outono

Powered by Blogger

Subscribe to
Posts [Atom]